sábado, 5 de maio de 2007


Oração pelos orfãos

Os Órfãos
Meus irmãos, amai os órfãos.
Se soubésseis quanto é triste ser só e abandonado, sobretudo na infância!
Deus permite que haja órfãos para empenhar-nos a servir-lhes de pai. Que divina caridade há em ajudar uma pobre criaturinha abandonada, em impedi-la de passar fome e frio, em dirigir sua alma para que não se extravie no vício!
Quem estende a mão à criança abandonada agrada a Deus, pois compreende e pratica sua lei. Pensai também que, muitas vezes, a criança que socorreis vos foi cara numa outra encarnação; e, se pudésseis lembrar-vos disso, não seria mais caridade, mas um dever.
Assim, pois, meus amigos, todo ser sofredor é vosso irmão e tem direito a vossa caridade. Não a caridade que fere o coração, não aquela esmola que queima a mão em que cai, pois vossos óbolos freqüentemente são bem amargos!
Quantas vezes seriam recusados se, na mansarda, a doença e a privação não os esperassem! Dai delicadamente, acrescentai ao benefício o mais precioso de todos: uma palavra boa, um carinho, um sorriso amigo.
Evitai aquele tom de proteção que fere de novo o coração que já sangra, e pensai que, fazendo o bem, trabalhais para vós e para os vossos.

Nenhum comentário: