domingo, 10 de junho de 2007

texto Filtro solar... mude seu pensamento


texto Filtro solar


ESTATUTO DO HOMEM
Gosto demais desse texto... Declamado então, no CD "Filtro Solar", é emocionante!

Artigo l: Fica decretado que agora vale a verdade. Agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira.

Artigo ll: Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas têm direito a converter-se em manhãs de domingo.

Artigo lll: Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra, e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Artigo lV: Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.Parágrafo único: O homem confiará no homem como o menino confia em outro menino.

Artigo V: Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio, nem armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Artigo Vl: Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada por Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terão mesmo gosto de aurora.

Artigo Vll: Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Artigo Vlll: Fica decretada que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.

Artigo lX: Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal do seu suor, mas sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Artigo X: Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, o uso do traje branco.Artigo

Xl: Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo. Muito mais belo que a estrela da manhã.

Artigo Xll: Decreta-se que nada será obrigado, nem proibido, tudo será permitido. Inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.

Artigo Xlll: Fica decretado que o dinheiro nunca mais poderá comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Artigo final: Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio. E sua morada será sempre o coração do homem.

"O poder da Palavra..."







O PODER DA ATRAÇÃO

Eis o grande segredo...

A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas e, de alguma maneira, ela nos ajuda criar a nossa realidade, potencializando ou limitando nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para nos comunicarmos melhor. A seguir estão algumas palavras e expressões a que devemos estar atentos quando falamos, porque elas podem nos atrapalhar:
1) Cuidado com a palavra NÃO, a frase que contém "não", para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela.

O "não" existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo, pense em "não"... (não vem nada à mente). Agora peço "não pense na cor vermelha", eu pedi para você não pensar no vermelho e você pensou. Procurar falar no positivo, o que se quer e não se quer;
2) Cuidado com a palavra MAS, que nega tudo que vem antes. Por exemplo, "o Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, mas.....". Substituir MAS por E quando indicado;
3) Cuidado com a palavra TENTAR que pressupõe a possibilidade de falha. Por exemplo, "vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Tenho grande chance de não ir, pois, vou "tentar". Evitar "tentar", vou encontrar...;
4) Cuidado com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO, que pressupõem que algo externo controla sua vida. Em vez delas, usar QUERO, DECIDO, VOU;
5) Cuidado com NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, que dão a idéia de incapacidade pessoal. Usar NÃO QUERO, DECIDO NÃO, ou NÃO PODIA, NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai poder ou vai conseguir;
6) Falar dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo utilizando o verbo no tempo passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "eu tinha dificuldade de fazer isso";
7) Falar das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo, em vez de dizer "vou conseguir", diga "estou conseguindo";
8) Substitua SE por QUANDO. Por exemplo, em vez de falar "se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar"; Falar "quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar". Quando pressupõe que você está decidido;
9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo, em vez de falar, "eu espero aprender isso", falar: "eu sei que eu vou aprender isso". Esperar suscita dúvidas e enfraquece a linguagem; 10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo, em vez de dizer "eu gostaria de agradecer a vocês", diga "eu agradeço a vocês". O verbo no presente fica mais concreto e mais forte.

O PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS (Louise Hay)
Afirmo com toda a convicção: vocês podem mudar sua vida para melhor, porque trazem dentro de si as ferramentas para isso. Essas ferramentas são seus pensamentos e crenças - o que chamo de afirmações.Uma afirmação é qualquer coisa que você diz ou pensa. Não nos damos conta disso, mas muitas vezes nossos pensamentos são bastante negativos, seja a nosso próprio respeito, seja a respeito dos outros, das experiências que vivemos e do nosso futuro. Expressamos nossos pensamentos em palavras, e se os pensa­mentos são negativos, as palavras também o serão. "Sou um total fracasso", "Meus amigos me desvalorizam", "Isso é muito difícil, não vou conseguir" são pensamentos que temos e frases que pronunciamos sem perceber o efeito negativo que exercem sobre nós.
Uma afirmação abre a porta; ela é o ponto de partida do cami­nho para a mudança. É como se você dissesse ao subconsciente: "Estou assumindo a responsabilidade. Estou consciente de que posso fazer algo para mudar." Repito: cada pensamento que temos ou cada palavra que pronunciamos é uma afirmação. Todo o seu diálogo interno é um fluxo de afirmações. Você usa afirmações a todo momento, quer esteja consciente ou não. Afirma e cria suas experiências de vida a cada palavra ou pensamento. As afirmações expressam as crenças a respeito de nós e do mundo, que vão sendo construídas desde a infância. Uma crian­ça criada num clima de respeito e amor, que se sentiu acolhida e valorizada, tem uma visão - uma crença - a respeito de si mes­ma bem diferente daquela que foi abusada, ignorada, desres­peitada. É muito fácil imaginar o que acontece com cada uma dessas crianças. A primeira vai gostar de si mesma, vai acreditar em sua própria capacidade, vai se relacionar amorosamente com os outros e não se deixar desrespeitar. A outra estará sempre na defensiva, esperando hostilidade dos outros, relacionando-se com eles como a pessoa desvalorizada que acredita ser, deixan­do-se desrespeitar. Talvez na idade adulta ela diga que deseja encontrar um parceiro que a ame e respeite, mas sua crença mais profunda a impedirá de fazer isso, porque ela não se sente merecedora de um relacionamento de qualidade.
É importante prestarmos atenção nisso. Nossas crenças são capazes de nos fazer felizes, mas também podem estar limitando nossa possibilidade de criar exatamente as coisas que dizemos desejar. O que você quer e aquilo que acredita merecer podem não ser a mesma coisa. É preciso estar atento aos pensamentos e às palavras que os expressam para começar a eliminar aqueles que criam as experiências que você não deseja para sua vida.Pensar negativamente não é um defeito seu. Simplesmente você nunca aprendeu como pensar e falar. Essa descoberta de que os pensamentos criam as nossas experiências é bastante recente. Seus pais provavelmente não sabiam disso, portanto não podiam lhe ensinar. Eles simplesmente reproduziram o modo como os pais deles os ensinaram a olhar a vida. Ninguém está errado. Mas está na hora de despertarmos e começarmos a criar nossas vidas conscientemente, de um modo que nos satisfaça e fortaleça. Você pode fazer isso. Eu posso fazer isso. Todos nós podemos - precisamos apenas aprender.Algumas pessoas dizem que "as afirmações não funcionam", sem perceberem que esta frase já é uma afirmação. Na verdade, o que acontece é que não sabem usar as afirmações correta­mente. Podem dizer: "Minha prosperidade está aumentando", e depois pensar: "Isto é uma bobagem, sei que não vai funcionar." Qual das duas afirmações você acha que vai prevalecer? A ne­gativa, é claro, pois faz parte do modo arraigado com que a pes­soa se habituou a olhar a vida. Às vezes as pessoas pronunciam as afirmações uma vez por dia e reclamam o restante do tempo. Levará muito tempo para que as afirmações funcionem se forem feitas dessa maneira. Talvez nunca cheguem a funcionar, pois as afirmações negativas sempre prevalecerão, por serem muito mais freqüentes e feitas com muita emoção.
Pronunciar afirmações é apenas parte do processo. O que você faz no restante do dia e da noite é ainda mais importante. O segredo para que as afirmações funcionem de modo rápido e constante é preparar uma atmosfera propícia ao seu desenvolvi­mento. As afirmações são comparáveis a sementes lançadas na terra. Um solo pobre será sinõnimo de pouco desenvolvimento, e um solo fértil, de desenvolvimento abundante. Quanto mais você escolher pensamentos que lhe dão bem-estar, mais rapida­mente as afirmações produzirão efeito.Então, tenha pensamentos felizes. Basta isso. E é viável. A escolha do modo de pensar é exatamente isso: uma escolha. Você tem a sensação de que os pensamentos invadem sua mente sem o seu controle. É esta a grande mudança: a partir de hoje... de agora... deste exato momento... você pode escolher mudar o seu modo de pensar. Não pense que é um processo mágico e que sua vida vai mudar de uma hora para outra. Porém, se você per­sistir e escolher diariamente ter pensamentos agradáveis, posi­tivos, que lhe dêem satisfação, sem dúvida irá perceber aos poucos mudanças positivas em todas as áreas da sua vida.
Depois de anos de escolha consciente e de repetir as afir­mações, consigo hoje acordar todos os dias abençoando e agradecendo a vida maravilhosa que tenho. Durante o dia con­tinuo escolhendo ter pensamentos felizes, independentemente do que aconteça. Isso não acontece 100% do tempo, mas já cheguei a 75% ou 80% hoje em dia, o que fez uma enorme diferença em minha vida. De vez em quando eu resvalo e me surpreendo tendo pensamentos negativos. Mas estou de tal forma atenta, que logo retomo minha escolha pelo positivo.O único momento em que vivemos é o momento presente. É o único tempo sobre o qual temos controle. "O ontem é passado, o amanhã é um mistério e o hoje é uma dádiva que chamamos de presente", repete minha instrutora de ioga em todas as aulas. Se não escolhermos nos sentir bem neste exato momento, como poderemos criar momentos futuros de abundância e prazer?Fazer afirmações é escolher cons­cientemente ter certos pensamentos que irão gerar resultados positivos no futuro. No início é mais difícil, e você pode até cen­surar-se achando que é um processo ridículo e irreal. Mas vença a resistência e insista. Posso lhe garantir que essas afirmações positivas começarão a mudar seu modo de pensar. Declarações afirmativas vão além da realidade do presente, até a criação do futuro, através das palavras que você usa agora.É importante fazer as afirmações no tempo presente. Por exemplo, afirmações típicas começariam da seguinte forma: "Eu tenho...", ou "Eu sou..." Se você disser: "Eu terei...", ou "Eu serei...", seu pensamento ficará no futuro. O Universo recebe seus pensamentos e palavras literalmente e lhe dá o que você diz querer. Sempre. Esta é outra razão para manter uma atmosfera mental feliz. É mais fácil fazer afirmações positivas quando estamos nos sentindo bem. Pense desta forma: todo pensamento seu é importante, por­tanto não desperdice seus preciosos pensamentos. Todo pensa­mento positivo traz benefícios à sua vida. Todo pensamento negativo leva embora as coisas boas e as coloca fora de alcance. Pode ter cer­teza: um acúmulo de pensamentos negativos cria uma barreira contra as afirmações positivas.Dizer "não quero mais ser doente" não é fazer uma afirmação que vai favorecer sua saúde. É preciso dizer claramente o que você realmente deseja. "Aceito uma saúde perfeita agora."Você ouvirá algumas pessoas exclamarem que "a vida é uma droga!", o que é uma afirmação terrível. Pode imaginar o tipo de experiências que esta afirmação atrairá para você? Evidente­mente, não é a vida que é uma droga, é no seu pensamento que ela é uma droga. Pensar assim fará você se sentir muito mal.Não perca tempo lamentando suas limitações: relacionamen­tos ruins, problemas, doenças, pobreza, etc. Quanto mais falar sobre o problema, mais ele se solidificará. Não culpe os outros pelo que parece estar errado em sua vida - isso é outra perda de tempo. Lembre-se que você segue as leis da sua própria cons­ciência, dos seus pensamentos, e que seu modo de pensar atrai experiências específicas.Quando mudar o processo dos pensamentos, tudo na sua vida mudará também. Você vai se impressionar e se encantar ao constatar como as pessoas, os lugares, as coisas e as circunstân­cias podem mudar. A culpa gera apenas afirmações negativas que nos paralisam e não nos transformam. Não desperdice seus valiosos pensamentos com ela. Em vez disso, aprenda a trans­formar as afirmações negativas em positivas. Por exemplo:Não sou grande coisa.
SE TRANSFORMA EM
Estou num processo de mudança positiva e mereço o melhor.Quando começar a realmente prestar atenção no que pensa, você vai se horrorizar ao perceber a quantidade de pensamentos negativos. Aos poucos, quando se surpreender tendo um pensamento negativo, você dirá: "Este é um pensamento antigo, escolho não pensar mais desta forma." Em seguida, substitua o pensamento negativo por um positivo o mais rápido que puder. Lembre-se, você quer se sentir o melhor possível. Pensamentos de amargura, ressentimento, acusação e culpa fazem você se sentir mal e infeliz. E este é um hábito do qual você quer se libertar. Outro obstáculo ao funcionamento dos pensamentos posi­tivos é você sentir que "não é bom o bastante" e por isso achar que não merece ter coisas boas na vida. Se este é o seu caso, então comece pelo capítulo 8 (Auto-estima). Leia ou memorize as afirmações contidas neste livro e repita-as com freqüência. Crie suas próprias afirmações positivas. Fazer isso ajudará a ir mudando o sentimento de desvalorização, que talvez você traga consigo desde cedo, para a sensação de valor pessoal. Depois, observe como suas afirmações positivas vão se materializando.Use desde já algumas destas afirmações:"Eu posso me sentir bem!""Eu posso fazer mudanças positivas em minha vida!""Eu posso conseguir o que desejo!"
E-book disponível: aqui
ou o livro pode ser encontrado
em qualquer livraria por R$ 9,90 (ou menos)
(Louise Hay)
"O homem é aquilo que pensa."
(James Allen)
"Quer você pense que pode ou não pode
fazer algo, você está certo."
(Henry Ford)
Postado por A Minha Busca às 13:15

3 comentários:
H K Merton disse...
Isso é muito forte. Muito forte e muito importante. Por enquanto é só o que posso dizer.Um muito feliz ano novo pra você, e que daqui pra frente todas as vitórias lhe sorriam. E que todas as possíveis aparentes derrotas sejam aprendizados.Estou de volta à ativa, irmão! Te espero no meu! Até.
1/02/2007 8:57 PM
A Minha Busca disse...
Grande Merton,Assim você aumenta minha curiosidade sobre seus próximos posts.Ótimo ano pra você.Continuaremos juntos, meu irmão.
1/02/2007 10:35 PM
Anônimo disse...
Olá...Um ano bem iluminado pra vcs1!!Bjo
1/05/2007 7:54 PM
Postar um comentário

Links para esta postagem
Criar um link
Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
var sc_project=1974543;
var sc_invisible=1;
var sc_partition=18;
var sc_security="3a712dc5";



1 online


Quem eu sou?


"EU SOU EU E SOU FELIZ." (Virginia Satir)
"O que você é sempre vai desagradá-lo se você alcançar tornar-se o que não é." (Santo Agostinho, Confissões)

INSPIRAÇÃO
Quando você está inspirado por algum grande objetivo, algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos libertam-se de seus grilhões; Sua mente transcende as limitações, sua consciência expande-se em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, notável, maravilhoso. Forças, faculdades e talentos adormecidos tornam-se vivos e você descobre que é uma pessoa muito mais fantástica do que alguma vez sonhou. (Patanjali)

"Estude a si mesmo, pois em si pode encontrar as respostas a todos os problemas que venham a confrontá-lo. O espírito do homem, com todos os seus atributos físicos e mentais é uma parcela do grande espírito global. É por isso que todas as respostas estão dentro de si mesmo. Seu destino e seu carma dependem do que sua alma tem feito com as coisas de que tomou conhecimento. E saiba que cada alma acabará encontrando a si mesma. Não se pode escapar de nenhum problema. Encontre a si mesmo agora."

"Jamais diga: Não conheço isso, portanto é falso. Devemos estudar para conhecer, conhecer para compreender, compreender para julgar." Apotegma de Narada

FILOSOFIA CHINESA
Diante de mim, tendo eu mesmo como testemunha e sob pena de perder o respeito por minha própria palavra, eu me comprometo a buscar e a defender qualidade de vida em tudo o que faça e em todos os lugares onde eu esteja. E me comprometo a estar presente, "aqui e agora", a despeito do prazer ou da dor que este momento me traz, fazendo a parte que me cabe, do melhor modo que sei, sem me queixar do mundo, nem culpar os outros por meus erros ou fracassos, mas antes me aceitando imperfeito, limitado e humano. Mesmo que tudo recomende o contrário eu me comprometo a amar, confiar e ter esperança, sem quaisquer limites e condições. E embora eu possa fazer pequeno, eu me comprometo a pensar grande e a me preparar com disciplina e coragem para os ideais que ainda espero e vou alcançar, sabendo que tudo começa simples e singelo. De corpo, cabeça e coração eu me comprometo a crescer muito e sempre, de todos os modos possíveis e de todos os jeitos sonhados.

MEDITAÇÃO (Louise Hay)
A SABEDORIA QUE PROCURO ESTÁ DENTRO DE MIM Pelo menos uma vez ao dia eu me sento em silêncio e mergulho dentro de mim para me ligar com a sabedoria e o conhecimento que habitam em mim. Basta um instante e entro em contato com elas. Todas as respostas a todas as perguntas que farei em minha vida estão em mim, esperando que eu vá procurá-las. Meditar é uma alegria. Eu apenas sento, inspiro e expiro profundamente, relaxo meus músculos e logo estou no centro de paz que existe dentro de mim. Passados alguns instantes, volto ao momento presente refrescado, renovado e pronto para retomar a vida. Para mim, cada dia é uma nova e alegre aventura porque escolho ouvir minha própria sabedoria. Ela vem da essência do que existe por trás da estrutura de tempo, espaço e mudança. Quando medito, ligo-me com a parte profunda e imutável de mim, que é energia, luz e a resposta que já chegou.

"Por acaso meu amor não está impresso em todos os objetos que me rodeiam? Não está escrito na minha testa, nos meus olhos, em todas as minhas ações? Minhas palavras, meus suspiros, até no meu silêncio, aquele silêncio mudo e tão longo, tão profundo, não expressam vivamente os afetos do meu coração?" (Torquato Tasso)

"Falo do amor ao despertar, Falo do amor quando sonho, com as flores, com os campos, as fontes, os ecos, o ar, os ventos, e se não houver alguém que me escute, falo deste amor comigo mesmo." (Wofgang Amadeus Mozart)

"Ler rapidamente aquilo que o autor levou anos para pensar é um desrespeito. É certo que os pensamentos, por vezes, surgem rapidamente, como num relâmpago. Mas a gravidez foi longa. Há frases que resumem uma vida. Por isso é preciso ler vagarosamente, prestando atenção nas idéias que se escondem nos silêncios que há entre as palavras. Eu gostaria que me lessem assim. Quer eu escreva como um poeta, no esforço para mostrar a beleza, ou como palhaço, no esforço para mostrar o ridículo, é sempre a minha carne que se encontra nas minhas palavras." " O poeta escreve para invocar uma coisa ausente. Toda poesia é um ato de feitiçaria cujo objetivo é tornar presente e real aquilo que está ausente e não tem realidade." (Rubem Alves)

MEDITAÇÃO (NOVOS PANORAMAS) - Louise Hay
GOSTO DE ENCONTRAR NOVOS MODOS DE PENSAR. Vacilar entre as velhas idéias e os novos modos de pensar é uma atitude esperada e natural, e por isso é preciso paciência durante o processo de mudança. É inútil censurar-se por agir dessa maneira, o que só serve para causar um desânimo prejudicial que leva à imobilidade. É muito melhor ir se construindo aos poucos. Lembre-se que tudo o que você diz ou pensa é uma afirmação, portanto, preste atenção em suas palavras e pensamentos. Com certeza descobrirá que muitos deles são extremamente negativos. Quantas vezes você já reclamou diante de um fato comum, como uma manhã chuvosa. "Que dia horrivel!" Ora, não é um dia horrível. É um dia de chuva. Às vezes basta uma pequenina modificação no modo de pensar para criar uma atitude positiva. Esteja sempre disposto a abandonar o modo negativo de encarar qualquer situação e vigie seus pensamentos e palavras para que haja harmonia em sua vida.

Canto a Mim Mesmo
Existo como sou, Isso é o que me basta: Se ninguém mais no mundo toma conhecimento, eu me sento contente; e se cada um e todos tomam conhecimento, eu contente me sento. Existe um mundo que toma conhecimento, e este é o maior para mim: o mundo de mim mesmo. Se a mim mesmo eu chegar hoje, Daqui a dez mil ou dez milhões de anos, posso alcançá-lo bem disposto ou posso bem disposto esperar mais. (Walt Whitman)

"Não estar tenso, mas pronto. Não estar rígido, mas flexível. Não pensar, sonhar. Estar total e serenamente alerta, acordado, vital e preparado para o que for." (Bruce Lee)